Quem sou eu

Minha foto
O INSTITUTO GREGORIO BAREMBLITT nasce do encontro de um grupo de amigos com um desejo comum de reinventar novas práticas sociais. Para tanto constituímos uma associação sem fins lucrativos. Seu nome é uma homenagem ao psiquiatra, psicoterapeuta, professor, pesquisador, analista e interventor institucional, esquizoanalista, esquizodramatista e escritor Gregorio Franklin Baremblitt. Nosso desejo é que este dispositivo tenha uma inserção social e que possamos construir com nossa comunidade um Outro Mundo Possível.

domingo, 13 de março de 2011

A Estratégia de Redução de Danos

A Política Nacional sobre Álcool e outras drogas, desenvolvida pelo Ministério da Saúde, está pautada atualmente na estratégia de redução de danos. Consiste em uma estratégia de saúde pública que busca controlar possíveis consequências adversas ao consumo de psicoativos -lícitos ou ilícitos - sem, necessariamente, interromper esse uso, e buscando inclusão social e cidadania para usuários de drogas.
A Redução de Danos surgiu como resposta a um contexto no quais os padrões de uso evidenciam riscos e danos potenciais - de transmissão de agentes infecciosos, além de danos à saúde decorrentes do próprio consumo de substâncias. Contribui, portanto, diretamente para o uso mais seguro de drogas pelos usuários de drogas e, indiretamente, para reavaliar o mito de que todo contato com as drogas seria invariavelmente perigoso.
Grande parte de usuários de drogas que faz uso problemático não consegue ou não quer parar de usá-las. Essas pessoas encontram nos Programas de Redução de Danos quem as aceita e oriente, de modo a evitar consequências mais graves do uso.
ü      23% dos usuários atendidos pelos PRD (Programas de Redução de Danos) procuraram tratamento para dependência química.
ü      Nos países onde foi implantada precocemente, como na Austrália, a taxa de infecção pelo HIV entre usuários de drogas injetáveis se mantém abaixo de 5%.
ü      Em todos os locais onde os Programas de Redução de Danos funcionam, melhora o acesso dos UDI (usuários de drogas injetáveis) aos cuidados de saúde e à qualidade de vida.
Nem todo o consumo de substâncias psicoativas (categoria genérica à qual pertencem as substâncias que denominamos "drogas") é necessariamente danoso à saúde nem caracteriza "doença mental".
Exemplos de Proposta de Redução de Danos:
1.    De álcool: ingestão de água e líquidos não alcoólicos e de vitaminas do complexo B, nutrição adequada, evitar atividades incompatíveis com embriaguez.
2.    De crack: beber muito líquidos; usar cachimbo individual e com filtro; reservar tempo para dormir e comer; misturar maconha com crack ou trocar o crack pela maconha.
3.    De cocaína: beber muita água; usar equipamento próprio seja para cheirar ou para se injetar (seringas só individuais e limpas; fracionar as doses; lavar as mãos antes de preparar doses injetáveis; usar água destilada; injetar lentamente para avaliar o efeito).
4.    De tabaco: reduzir o número de cigarros, não usar os "baixos teores" que levam ao consumo de maior número de cigarros para obter a mesma satisfação, portanto, com mais risco de câncer; tentar outras fontes de nicotina: adesivos, gomas de mascar; aumentar a ingestão de alimentos ricos em vitamina C; controlar outros fatores de risco para infartos: obesidade, sedentarismo, ansiedade.
5.    De todas que alteram as funções motoras e cognitivas: usar em companhia de alguém sóbrio; respeitar os direitos alheios, evitar uso em situações incompatíveis com os efeitos (ex: dirigir, trabalhar, esportes radicais, nadar sozinho); Não se envolver com violência, se cuidar; usar camisinha sempre.
Só pelo resgate de pessoas que de outro modo continuariam marginalizadas e vulneráveis, a estratégia de redução de danos valeria a pena. Além disso, a relação custo-benefício é muito boa: cada caso de Aids custa ao país, pelo menos, US$ 3.000,00/ano, só em medicamentos, enquanto o atendimento a cada UDI  custa US$ 29.00/ano.
Fonte: Redução de Danos Saúde e Cidadania - CN DST/Aids - MS
Celso Peito Macedo Filho


2 comentários:

  1. olá sou estudante de enfermagem estou realizando um trabalho sobre redução de danos, que devera ser apresentado em seminário no meu campus de origem, haveria algum trabalho sendo realizado onde eu pudesse participar a fim de enriquecer meu projeto? se for possivel ficarei grata, desde ja agradeço;

    ResponderExcluir
  2. Alexandra,
    No Grupo de Apoio que acontece toda quarta-feira às 19:00 horas na Antiga Santa Casa (rua João Pinheiro n°999, Bairro Princesa Isabel, Frutal/MG, trabalhamos na estratégia da redução de danos. Infelizmente, não existe nenhum trabalho de campo neste sentido, como os consultórios de rua preconizados pelo Ministério da Saúde.

    ResponderExcluir