Quem sou eu

Minha foto
O INSTITUTO GREGORIO BAREMBLITT nasce do encontro de um grupo de amigos com um desejo comum de reinventar novas práticas sociais. Para tanto constituímos uma associação sem fins lucrativos. Seu nome é uma homenagem ao psiquiatra, psicoterapeuta, professor, pesquisador, analista e interventor institucional, esquizoanalista, esquizodramatista e escritor Gregorio Franklin Baremblitt. Nosso desejo é que este dispositivo tenha uma inserção social e que possamos construir com nossa comunidade um Outro Mundo Possível.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Instituto Gregório Baremblitt divulga programação do primeiro semestre



Dando início às atividades, na próxima segunda-feira, 14, na Casa do Advogado acontece conferência em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Além de questões sobre família, dependência química, novos dispositivos clínicos e outras temáticas que serão realizadas em conferências durante o ano, neste 1º semestre de 2011, o Instituto Gregório Baremblitt (IGB) de Frutal também vai valorizar atividades voltadas à infância e adolescência. Por isso, uma briquedoteca foi criada, grupos de estudos sobre o tema serão desenvolvidos, além dos filmes que serão apresentado a partir do espaço CineClube.
Segundo a psiquiatra da área infanto-juvenil do IGB, Ludmilla Souto Viana Peito Macedo, a inclusão escolar será muito discutida durante as atividades deste ano. “Vamos falar sobre as dificuldades escolares, o desempenho, ou seja, o que pode dificultar o aprendizado de uma criança ou adolescente na escola; e o que podemos fazer. Então vamos convidar o pessoal da educação para nos ajudar a pensar em melhores formas para contribuirmos para o desenvolvimento destes menores”, afirmou Dra Ludmilla.
Além disso, o psiquiatra do IGB e CAPS Frutal, Celso Peito Macedo Filho, informou que a valorização de parcerias será primordial para a realização das atividades do 1º semestre. Exemplo disso é com relação à FAF (Faculdades Frutal). “Agora todo encontro, seja no CineClube, Grupo de Estudo ou conferências, os alunos da FAF vão estar participando”, comenta o psiquiatra que ainda adianta que o IGB está se aproximando da UEMG para que estes alunos também participem das atividades. Confira no box ao lado a programação completa do IGB no primeiro semestre.

HOMENAGEM ÀS MULHERES

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher (8 de março), na próxima segunda-feira, 14, na Casa do Advogado (Rua Castro Alves, nº 110), às 19h30, o Instituto Gregório Baremblitt (IGB) de Frutal promove a Conferência “Gênero e Violência Contra a Mulher”.
Para isso, participarão o promotor de justiça, Renato Teixeira; a assistente social do CAPS Frutal, Lilian Viscone; o  professor de sociologia da UEMG e FAF, Rodrigo Costa; a assistente social do Centro Viva a Vida, Daura de Freitas e a psicóloga do CAPS, Ana Helena Diniz.
A ideia do encontro, segundo o psiquiatra do IGB e CAPS Frutal, Celso Peito Macedo Filho, é que cada um fale de suas realidades profissionais e, a partir disso, buscar estabelecer conexões e apoios mútuos para ajudar as mulheres que são violentadas tanto fisicamente quanto psicologicamente.
“Vamos promover o debate e buscar saídas para que essas mulheres tenham um melhor cuidado e para que elas denunciem esses agressores, já que sabemos que a grande maioria não é denunciado”, disse o psiquiatra que acredita que ainda existe uma herança cultural de violência contra a mulher. “Como clínico tenho percebido esta violência que as mulheres sofrem em casa seja ela psicológica ou física e certa discriminação que, principalmente no interior ainda sofrem”, lamenta Dr. Celso.
Para a psiquiatra Ludmilla Souto Viana Peito Macedo, a conferência na Casa do Advogado será importante para poder estimular a “voz da mulher”. “Elas devem se expressar e usar dos recursos que estão disponíveis em nossa sociedade para conseguirem se libertarem de uma possível repressão; e também para se integrarem e serem aceitas”, relatou.

UNIVERSIDADE JUVENAL ARDUINI

O próximo encontro da Universidade Popular Juvenal Arduini (uma ONG, um espaço público não-estatal, apartidário, destinado à produção e difusão de um conhecimento vinculado a uma ética libertária de produção de vida e de transformação social) acontece no dia 19 de março de 2011, às 13 horas, na Rua Capitão Domingos, n° 1079, Bairro Abadia em Uberaba/MG. O Instituto Gregório Baremblitt tem participado da construção deste novo espaço que visa a formação, a pesquisa e a intervenção pautadas nos direitos humanos, nos processos de desentistitucionalização e inclusão social, no direito à liberdade, à diferença, à justiça e vida. Mais informações sobre a universidade na internet através do http://jorgebichuetti.blogspot.com/.

PROGRAMAÇÃO DO 1º SEMESTRE DO IGB

CINECLUBE: Todas as datas dos filmes caem numa segunda-feira e serão às 19h30. 21/3 – Acusados; 4/4 - Tudo Sobre Minha Mãe; 18/4 Tão Longe, Tão Perto; 2/5 – Entre os Muros da Escola; 23/5 Ilha do Medo; 6/6 - A Festa da Menina Morta e 20/6 – Saraband. Obs.: Vagas limitadas. Inscrições no local. Debate ao término de cada filme com convidados e membros do IGB.
CONVERSAÇÕES: 28/3 (segunda-feira) - 20h – Grupo de Estudo sobre a reforma psiquiátrica no Brasil: contextualização e reflexos sobre o cuidado com o doente mental na família. 11 de Abril de 2011 – Aniversário de Um Ano do Instituto Gregório Baremblitt – Programação Especial. 25/4 (segunda-feira) - 20h – Grupo de Estudo sobre Educação inclusiva. 16 a 18 de Maio - IV Semana da Luta Antimanicomial de Frutal/MG – Programação Especial. 30/5 (segunda-feira) - 20h – Grupo de Estudo – “Conversa com Domiciano Siqueira sobre Redução de Danos”. “Clínica Peripatética”. 13/6 (segunda-feira) - 19h30 – Casa do Advogado – Rodas de Conversa – Homenagem a Semana do Meio Ambiente. “Saúde Mental e Ecologia”. Convidados: Dr. Millôr Godoy Sabará, Doutor em Ecologia e Recursos Naturais, Professor da UEMG/Frutal; Celso Peito, Médico-Psiquiatra do CAPS/Frutal e Fundador do IGB; Paulo Peixoto, Psicólogo, Mestre em Serviço Social, Professor da UEMG/Frutal; Alzimara Penha, Terapeuta Ocupacional do CAPS/Frutal e Coordenadora do “Projeto Sabão Solidário”; Raquel Ravena, Psicóloga do CAPS/Frutal. Obs.: Vagas limitadas. Inscrições no local. Na biblioteca do IGB é possível a consulta aos textos selecionados para a discussão. Mais informações no Instituto Gregório Baremblitt - Rua Antônio de Paula n°4, Centro, Frutal-MG, tel. 34 3421-0147.

Renato Manfrim

Nenhum comentário:

Postar um comentário