Quem sou eu

Minha foto
O INSTITUTO GREGORIO BAREMBLITT nasce do encontro de um grupo de amigos com um desejo comum de reinventar novas práticas sociais. Para tanto constituímos uma associação sem fins lucrativos. Seu nome é uma homenagem ao psiquiatra, psicoterapeuta, professor, pesquisador, analista e interventor institucional, esquizoanalista, esquizodramatista e escritor Gregorio Franklin Baremblitt. Nosso desejo é que este dispositivo tenha uma inserção social e que possamos construir com nossa comunidade um Outro Mundo Possível.

domingo, 13 de março de 2011

Nossas companhias - Frases de Carl Gustav Jung

"Tudo que nos irrita nos outros pode levar-nos a uma melhor compreensão de nós mesmos."
"O homem que não atravessa o inferno de suas paixões também não as supera. Elas se mudam para a casa vizinha e poderão atear o fogo que atingirá sua casa sem que ele perceba."
"O principal objetivo da Terapia não é transportar o paciente para um impossível estado de felicidade, mas sim ajudá-lo a adquirir firmeza e paciência diante do sofrimento. A vida acontece num equilíbrio entre a alegria e a dor."
"Mas o que acontecerá, se descubro, porventura, que o menor, o mais admirável de todos, o mais pobre dos mendigos, o mais insolente dos meus caluniadores, o meu inimigo, reside dentro de mim, sou eu mesmo, e precisa da esmola da minha bondade, e que eu mesmo sou o inimigo que é necessário amar?"
"A reunião de duas personalidades é como o contato de duas substâncias químicas: se houver alguma reação, ambos serão transformados."
"O que não enfrentamos em nós mesmos, encontraremos como destino."
"O sonho mostra a verdade interior e a realidade do paciente, não como eu conjecturo que seja e não como ele gostaria que fosse, mas como realmente é."
"Quem olha para fora sonha. Quem olha para dentro, acorda."

Nenhum comentário:

Postar um comentário