Quem sou eu

Minha foto
O INSTITUTO GREGORIO BAREMBLITT nasce do encontro de um grupo de amigos com um desejo comum de reinventar novas práticas sociais. Para tanto constituímos uma associação sem fins lucrativos. Seu nome é uma homenagem ao psiquiatra, psicoterapeuta, professor, pesquisador, analista e interventor institucional, esquizoanalista, esquizodramatista e escritor Gregorio Franklin Baremblitt. Nosso desejo é que este dispositivo tenha uma inserção social e que possamos construir com nossa comunidade um Outro Mundo Possível.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Instituto Gregório Baremblitt apoia construção da Universidade Popular Juvenal Arduini

Como parceiro, o Instituto Gregório Baremblitt (IGB) de Frutal participa neste sábado, 5 de fevereiro, às 13h, no Espaço Utopia Ativa, Rua Capitão Domingos, n° 1079, Bairro Abadia, Uberaba, da assembleia de reconstrução da Universidade Popular Juvenal Arduini. Em 2008, a considerada ONG (Organização Não Governamental) teve uma experiência inicial, mas por falta de estrutura e recursos acabou não indo adiante. Teve 6 meses de vivência.
“Mas vamos recomeçar agora com mais força e com o envolvimento de mais pessoas. Estimamos que por volta de 40 parceiros, entre estes, integrantes de instituições e pessoas por vontade própria, participem da reconstrução desta universidade que não terá cobrança de taxa e que estará aberta à comunidade da região. É a primeira universidade com esse aspecto no nosso País. Por isso uma experiência inovadora”, afirmou o psiquiatra do IGB e CAPS Frutal, Celso Peito Macedo Filho.
A Universidade Popular Juvenal Arduini que tem como referência a Universidade Popular das Mães da Praça de Maio (Buenos Aires -Argentina) visa a formação, a pesquisa e a intervenção pautadas nos direitos humanos, inclusão social, direito à liberdade, à diferença e à justiça. 
A ideia inicial é que as seguintes disciplinas sejam ministradas no primeiro semestre: Direitos Humanos e cidadania: os movimentos sociais na América Latina; Leitura da realidade: de Marx a Deleuze-Guatari; Arte, corpo e subjetivação; Desisntitucionalização e práticas sociais; Reforma Psiquiátrica; Esquizoanálise; Esquizodrama; Ecologia, economia solidária e produção de vida.
“A gente está com a expectativa de que muitos profissionais da saúde e da educação de Frutal participem da universidade popular. Nós do IGB vamos estar ministrando algumas  aulas”, comentou Dr. Celso.

Balanço 2010

Entre as atividades do IGB Frutal que mais tiveram a participação da comunidade em 2010 estão o Grupo de Estudo e o Cine Clube, os quais envolveram temas como educação, saúde mental, violência, entre outros. “A partir do Grupo de Estudos crescemos bastante e construímos algumas parcerias que estão sendo férteis neste momento”, assegurou Dr. Celso.
Além disso, o IGB realizou vários eventos no ano passado. Muitos destes, a partir de parcerias com a prefeitura e o CAPS. Como exemplos, curso de capacitação sobre a clínica do CAPS com a participação de profissionais da região e palestras com importantes nomes da saúde mental como Marta Zappa, professor Gregório Baremblitt, Margareth Amorim, Dr. Jorge Bichuetti, Dra. Maria de Fátima Oliveira, Odila Braga e Helena Paiva.  
“Também construímos junto ao CAPS o projeto “Sabão Consciente” que hoje tem financiamento do Ministério da Saúde”, comenta o psiquiatra.
Entre os encontros regionais, nacionais e internacionais, o IGB participou no ano passado da Conferência Regional de Saúde Mental, Conferências Estadual e Nacional Intersetorial de Saúde Mental, II Congresso Internacional de Esquizoanálise e Esquizodrama e IX Congresso Internacional de Direitos Humanos em Buenos Aires, Argentina. “Além disso, achamos importante participar ativamente das eleições presidenciais. Fechamos 2010 muito felizes graças a todas as parcerias e todas as pessoas que agregamos”, considerou Dr. Celso.
  
MAIS PARCERIAS PARA 2011

O ano de 2011 se inicia com muitas expectativas para o IGB. Além das parcerias já firmadas em 2010 como, por exemplo, Fundação Gregório Baremblitt de Uberaba, CAPS Maria Boneca, Centro Félix Guattari do Uruguai, o IGB de Frutal tem o objetivo de ampliar mais ainda esse processo.
“Vamos buscar este ano uma diversificação maior nos temas do Grupo de Estudos e Cine Clube para poder incluir mais pessoas e assim ampliá-lo. Queremos ter a partir de 2011 um olhar especial para o meio ambiente e também para a saúde mental da infância e adolescência. Queremos também estreitar nossas parcerias com a UEMG, FAF e, além disso, trazer outras instituições para mais próximas de nós”, frisou o psiquiatra do IGB.
No dia 24 de janeiro, o IGB, juntamente com os profissionais da saúde mental que são parceiros, debateram sobre o conteúdo do Grupo de Estudos, os filmes para reflexão no Cine Clube e criação da biblioteca, videoteca e brinquedoteca. Ainda, foi discutido o calendário de atividades do 1º semestre (Fórum de Saúde Mental e Ecologia, Carnaval, Dia Internacional das Mulheres, Aniversário de 1 Ano do IGB, Semana da Luta Antimanicomial e Semana Mundial do Meio Ambiente).
“Queremos também criar projetos de intervenção social em alguns bairros da cidade com o intuito de atender as demandas sociais. O IGB está com uma parceria com o CAPS para a criação de vídeos com a participação dos usuários. Isso está nos surpreendendo. Quero agradecer a psicóloga Ana Helena Diniz que nos ajuda muito nesse projeto”, finaliza o psiquiatra.
A psiquiatra do IGB, Ludmilla Souto Viana Peito Macedo ressaltou que este ano o IGB vai incluir nos Grupos de Estudos e no Cine Clube a temática da infância e adolescência já que esta demanda está cada vez mais crescente. “Por isso queremos criar muitas parcerias com escolas, conselhos tutelares e serviços de assistência social e com os próprios pais pensando assim numa forma de prevenir problemas de saúde mental. Não podemos de deixar de lado o contexto que a gente vive no que diz respeito ao aumento do uso de drogas que tem começado cada vez mais cedo”, alertou Dra. Ludmilla.  

IGB participa da Confraria dos Bibliófilos do Brasil

A Confraria dos Bibliófilos do Brasil (CBB) lança obras impressas em linotipo e com ilustrações, demora nove meses para ficar pronta, aposta no capricho e está na contramão dos avanços do mercado editorial. E muitos destes livros artesanais, que acabam de chegar à sua 24ª edição, estarão disponíveis no IGB.
O volume que a confraria acaba de concluir é o Onze Contos de Monteiro Lobato, com ilustrações de Evandro Carlos Jardim. Edições anteriores incluem títulos como 36 Crônicas de Rubem Braga e Machado de Assis - Dez Contos, todos com ilustrações exclusivas impressas em serigrafia e capa reciclada a partir de folha de bananeira. As tiragens da CBB não têm mais de 500 exemplares.
“São produzidos livros de uma forma muito especial. Vamos disponibilizar este material no instituto para pesquisa e para quem tiver interesse de conhecer este tipo de trabalho”, diz Dr. Celso.

Renato Manfrim

Nenhum comentário:

Postar um comentário