Quem sou eu

Minha foto
O INSTITUTO GREGORIO BAREMBLITT nasce do encontro de um grupo de amigos com um desejo comum de reinventar novas práticas sociais. Para tanto constituímos uma associação sem fins lucrativos. Seu nome é uma homenagem ao psiquiatra, psicoterapeuta, professor, pesquisador, analista e interventor institucional, esquizoanalista, esquizodramatista e escritor Gregorio Franklin Baremblitt. Nosso desejo é que este dispositivo tenha uma inserção social e que possamos construir com nossa comunidade um Outro Mundo Possível.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Universidade Popular Juvenal Arduini: Um sonho vivo!!!

A Universidade Popular Juvenal Arduini nasce de uma utopia: um outro mundo é possível!!! Nasce, assim, para agenciar a mudança, o novo, os direitos humanos, a cidadania e a solidariedade, o cuidado e a humanização, a inclusão social e o direito à diferença, a justiça social e a igualdade, a liberdade e a democracia, a ternura e uma nova suavidade...
É uma ONG, um espaço público não-estatal, apartidário, destinado à produção e difusão de um conhecimento vinculado a uma ética libertária de produção de vida e de transformação social.
Construiremos o caminho, porém, este caminho é o caminho: dos direitos humanos e da cidadania; do direito à diferença e à liberdade; da ecologia e da economia solidária, da preservação da natureza e da reversão dos danos ocasionados pelo desenvolvimento mercantil-selvagem, da arte e da cultura, da invenção de relações ternas, solidárias e generosas.
Na nossa última plenária, em Uberaba, contabilizou-se mais de 60 pessoas de diversas cidades de nossa região (Frutal, Araxá, Uberlândia, Uberaba, Barretos...). Decidiu-se que nossos encontros acontecerão no terceiro sábado de cada mês. O próximo está agendado para 19 de Março, às 13 horas, na Rua Capitão Domingos, n° 1079, Bairro Abadia em Uberaba. Sendo que todos que se sentirem atraídos pela ideia, desloquem-se no processo dos encontros.
Ficou combinado que as propostas de disciplinas serão postadas no blog, www.jorgebichuetti.blogspot.com, até o dia 25 de Fevereiro, para, então, se trabalhar as matrículas e a organização de cada disciplina.
Os campos a serem explorados são: práticas clínicas, práticas sociais; práticas pedagógicas; arte, cultura e comunicação; filosofia e política; ecologia, economia solidária e redes sociais; intervenção na comunidade, ética... Pelo blog iremos nos comunicar.
Reafirmou-se o caráter público não-estatal e a gratuidade, além de trabalhos de intervenção junto às comunidades e aos oprimidos.
Participemos!!! Se sonharmos juntos, já estamos no campo da construção... Pela vida e pela liberdade, sonhemos, lutemos...
Celso Peito Macedo Filho, médico-psiquiatra do CAPS de Frutal e do Instituto Gregório Baremblitt/Frutal. Colaboração de Jorge Antunes Bichuetti, médico-psiquiatra, Diretor Clínico da Fundação Gregório F. Baremblitt/Uberaba. Professor do Instituto Félix Guattari/Belo Horizonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário