Quem sou eu

Minha foto
O INSTITUTO GREGORIO BAREMBLITT nasce do encontro de um grupo de amigos com um desejo comum de reinventar novas práticas sociais. Para tanto constituímos uma associação sem fins lucrativos. Seu nome é uma homenagem ao psiquiatra, psicoterapeuta, professor, pesquisador, analista e interventor institucional, esquizoanalista, esquizodramatista e escritor Gregorio Franklin Baremblitt. Nosso desejo é que este dispositivo tenha uma inserção social e que possamos construir com nossa comunidade um Outro Mundo Possível.

domingo, 13 de março de 2011

NOSSAS COMPANHIAS: MANIFESTO PELA PAZ!!!!!

MANIFESTO À COMUNIDADE FRUTALENSE


A Chapa Ação DCE UEMG-FRUTAL 2010/2011, apoiou o movimento pela paz, feito pela sociedade civil frutalense junto com algumas entidades filantrópicas e alguns membros do poder público, movimento esse que diante ao elevado número de crimes que vem acontecendo na cidade de Frutal, decidiu fazer uma caminhada pela paz no sábado dia 26/02/2011 e uma reunião extraordinária na Câmara Municipal para discussão do tema.

O apoio do DCE é um apoio crítico, pois nós acreditamos sim no poder da manifestação popular e na discussão das entidades e dos políticos sobre o tema, porém acreditamos que só se manifestar sem tocar nas questões estruturais do problema da violência não resultará em nada. Assim acreditamos que os valores do progresso que vem sendo dado a sociedade frutalense é um forte fator que vem resultando nesse aumento do índice da criminalidade, pois as conquistas mais destacadas são as indústrias e  a universidade, porém não é feita uma análise crítica sobre isso. Sobre qual o tipo de ser humano que está envolvido nesse progresso. Se for simplesmente um ser humano que realiza o seu trabalho e seu estudo para melhorar os índices econômicos e sobre a educação ou se é realmente a formação de um ser humano que tenha capacidade reflexiva sobre a realidade em que ele está inserido.

Dentro da nossa avaliação o que se vê cada vez mais em nossa sociedade é apenas o consumo e os valores individualistas típicos do neoliberalismo, ou seja, esse progresso que estamos atravessando em nossa sociedade não é nada mais do que reflexo do mundo em que estamos inseridos. Um mundo baseado na competição e na exploração seja do homem ou da natureza, essa exploração vem sendo feita de maneira desenfreada e junto com a lógica de produção, de consumo e ideológica, junto com uma forte desigualdade social que é típica do sistema econômico em que estamos inseridos, e logicamente irá gerar autos índices de criminalidade.  É só olhar em todo nosso país e na grande maioria do mundo que a violência está sempre em pauta sendo discutidas apenas formas repressivas de combate, ficando de lado as atitudes preventivas que possamos tomar através da educação.

Sugerimos a inversão de valores da sociedade, que o trabalho não seja apenas para suprir as necessidades básicas, que ele seja para formar um ser humano com capacidade reflexiva sobre sua produção e sobre o mundo que ele está inserido e para isso que a educação atue de acordo com os interesses da sociedade e não de acordo com os interesses de uma classe ou a perpetuação de um modelo econômico.

Acreditamos que uma medida eficaz nesse momento é a integração entre os estudantes e a sociedade, entre a universidade e as escolas, através de projetos que levem as pessoas não só a necessidade de ser uma mão-de-obra especializada, mas sim que somos seres humanos e vivemos em comunidade e só juntos podemos transformar a realidade.

Propomos agora que sejam elaborados projetos que realmente integrem a universidade e a sociedade, através de encontros nas escolas públicas que possibilitem que os estudantes e os professores da universidade dialoguem com trabalhadores e seus filhos também estudantes, vários temas que envolvem nosso dia-a-dia, além disso, realizando apresentações culturais como, apresentações de filmes, teatros e leituras e por fim levar o esporte para a vida das pessoas buscando a integração entre as associações de Bairros e o Diretório Central dos Estudantes, órgão este autorizado por seu Estatuto a realizar parcerias com entidades do setor público ou privado, desde que para satisfazer interesses do DCE. Sendo claro que é do interesse deste Diretório Acadêmico, buscar a integração da Universidade com a comunidade e principalmente atuar na luta contra a desigualdade social no Município de Frutal.

 Essa medida deve partir das pessoas que realmente querem construir uma nova sociedade e para que algum dia nossos filhos ou netos não tornem um dos principais temas de suas discussões à violência como faz nos dias de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário