Quem sou eu

Minha foto
O INSTITUTO GREGORIO BAREMBLITT nasce do encontro de um grupo de amigos com um desejo comum de reinventar novas práticas sociais. Para tanto constituímos uma associação sem fins lucrativos. Seu nome é uma homenagem ao psiquiatra, psicoterapeuta, professor, pesquisador, analista e interventor institucional, esquizoanalista, esquizodramatista e escritor Gregorio Franklin Baremblitt. Nosso desejo é que este dispositivo tenha uma inserção social e que possamos construir com nossa comunidade um Outro Mundo Possível.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Instituto Gregório Baremblitt atende crianças e adolescentes de Itapagipe



O IGB (Instituto Gregório Baremblitt) fechou recentemente parceria com a equipe de saúde mental da Secretária de Educação de Itapagipe visando oferecer atendimento à saúde mental das crianças e dos adolescentes desta cidade. “Quando se trabalha com criança e adolescente se trabalha com a família”, afirmou a psiquiatra do IGB Frutal, Ludmilla Souto Viana Peito Macedo, que recebeu uma listagem com nomes de 70 jovens com até 17 anos que necessitam do tratamento psiquiátrico.
“A gente sabe da dificuldade que é para uma família enfrentar o problema de saúde mental com a criança e o adolescente. Um acompanhamento precoce pode proporcionar uma melhora na qualidade de vida e no desenvolvimento escolar”, ressaltou a psiquiatra.
Os distúrbios de déficit de atenção, hiperatividade, quadros de ansiedade e transtornos obsessivos compulsivos são os problemas mais comuns na saúde mental dos jovens de até 17 anos, conta Dra Ludmilla, que já tem prática clínica em centros especializados em infância e adolescência.
Questionada sobre as causas de transtornos mentais nesta faixa etária, a psiquiatra infanto juvenil do IGB Frutal, explica que engloba aspectos psicológicos, sociais e biológicos. “São doenças multicausais. Mas não podemos deixar de destacar a violência doméstica”.
CONGRESSO
Neste fim de semana, próximos dias 10, 11 e 12 de setembro, o IGB Frutal participa do 2º Congresso Internacional de Esquizoanalise e Esquizodrama, em Uberaba, Casa do Folclore. A expectativa dos organizadores é que compareçam aproximadamente 300 profissionais ligados às fundações Gregório Baremblitt de Uberaba e de Belo Horizonte, IGB Frutal, entre outras organizações de psiquiatria e psicologia. Vão estar os nomes mais importantes da produção intelectual de saúde mental da Argentina, Uruguai, Portugal e Brasil. Será um pré-congresso para o Internacional de Saúde Mental dos Direitos Humanos de Buenos Aires. Em parceria com a Fundação Gregório Baremblitt de Uberaba, o psiquiatra do IGB Frutal, Celso Peito Macedo Filho vai coordenar no sábado uma “oficina vivencial”, denominada esquizodrama.

PSICÓLOGAS

No próximo dia 13, segunda-feira, às 20h, o IGB Frutal contará no Conversas Klínicas com as participações das palestrantes: a psicóloga, pós graduada em Saúde Mental, Odila Braga e Helena Paiva, psicóloga clínica.
Renato Manfrim

Nenhum comentário:

Postar um comentário