Quem sou eu

Minha foto
O INSTITUTO GREGORIO BAREMBLITT nasce do encontro de um grupo de amigos com um desejo comum de reinventar novas práticas sociais. Para tanto constituímos uma associação sem fins lucrativos. Seu nome é uma homenagem ao psiquiatra, psicoterapeuta, professor, pesquisador, analista e interventor institucional, esquizoanalista, esquizodramatista e escritor Gregorio Franklin Baremblitt. Nosso desejo é que este dispositivo tenha uma inserção social e que possamos construir com nossa comunidade um Outro Mundo Possível.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

10 Anos da Lei 10216/01 que instituiu a Reforma Psiquiátrica Brasileira!!!

Tribuna Livre da Câmara de Vereadores de Frutal:

Excelentíssimos Membros desta Casa, gostaria de agradecer a oportunidade de estar aqui esta noite a todas as vossas excelências, na pessoa do Senhor Presidente, excelentíssimo vereador José Adão da Silva, numa noite muito especial para nós, do Movimento da Luta Antimanicomial, quando estamos comemorando os 10 Anos da Aprovação da Lei 10216 que instituiu a Reforma Psiquiátrica Brasileira. Agradecer a todos os presentes, em especial aos nossos usuários e familiares.

Não poderia, também, deixar de agradecer a esta Casa, espaço que prima pelo diálogo franco e aberto, onde as divergências são entendidas como expressão legítima da democracia, de discussão das políticas públicas, pela homenagem a mim prestada, por iniciativa da vereadora Maíza Sinhorelli Nunes, nossa companheira de trabalho e grande amiga, precursora desta luta pelo respeito, dignidade e inclusão da diferença.

Espero fazer jus a tal homenagem que creio ser fruto do trabalho cotidiano que estamos desenvolvendo na Saúde Mental de nosso município juntamente com outra grande amiga, a Coordenadora de nosso CAPS, Arlete, e os demais trabalhadores da Saúde Mental, a quem eu cumprimento através de minha esposa, Doutora Ludmilla, os grandes responsáveis pelas conquistas até aqui alcançadas. Agradecer, também, a nossa Prefeita Ciça e ao Secretário de Saúde, Dr. Plínio pela confiança e apoio irrestrito que têm nos dado para que este sonho seja possível, que é cuidar melhor a cada dia de uma clientela que tanto sofre por diversas mazelas sociais, familiares, culturais e éticas. Estender esta homenagem aos nossos usuários e seus familiares, razão de nosso trabalho e por quem estamos aqui no dia de hoje.

Iniciamos neste dia, com nossa vinda a esta Casa, a IV Semana da Luta Antimanicomial de Frutal e I Semana da Luta Antimanicomial do Pontal do Triângulo Mineiro, em comemoração aos 10 Anos da Reforma Psiquiátrica Brasileira. Nossas comemorações se darão de forma conjunta em quatro cidades de nossa região, Frutal, Iturama, Fronteira e Itapagipe. Receberemos, amanhã, num evento no qual todas as Vossas Excelências já foram convidadas, um querido companheiro, o presidente por quatro gestões da Associação Brasileira de Redutores de Dano (ABORDA), Domiciano Siqueira, que desenvolve um belo trabalho junto à clientela que faz uso abusivo de álcool e outras drogas. Neste encontro, contaremos com profissionais de toda nossa região, além de Uberaba, Uberlândia, Araxá, Barretos entre outras cidades. Na quarta, promoveremos atividades artísticas, exposição de trabalhos manuais, uma grande confraternização entre os usuários da Saúde Mental, seus familiares e os trabalhadores da Saúde Mental, em Frutal, no Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Além de cineclubes em Itapagipe, ainda, na quarta, e Iturama, na quinta. Conferências em Fronteira e Iturama, na sexta.

Mas como estamos hoje, passados 10 anos da Aprovação da Lei 10216?

Temos cadastrados junto ao Ministério da Saúde, no momento, 1650 CAPS, 571 residências terapêuticas, 640 iniciativas de geração de trabalho e renda. Tínhamos em 2002, mais de 52 mil leitos psiquiátricos, hoje são 32735 leitos.

Em nossa cidade, também, a cada dia tentamos melhorar nossa assistência a essa clientela com grave sofrimento psíquico. Atendemos em nosso CAPS, 204 usuários cadastrados, além de muitos que buscam nossa ajuda. Quase não utilizamos as longas internações, quando necessitamos de um suporte noturno, recorremos ao Hospital Frei Gabriel. Oferecemos três projetos de geração de trabalho e renda. O Bazart’s, que comercializa roupas, sapatos, colares, brinco e rende a cada 15 dias aproximadamente R$ 100,00 para os usuários participantes. Contribuindo, também, para que os demais se vistam melhor, além de ser um dos espaços sociais mais frequentados do CAPS e financiar outro Projeto de Geração de Renda que é a Cozinha Terapêutica, onde são produzidos coxinhas e risoles. O terceiro projeto de geração de renda é o “Sabão Consciente”, em processo de finalização, com financiamento do Ministério da Saúde, no qual pretendemos incluir 10 usuários do CAPS e 5 familiares, onde captaremos óleo de cozinha para a produção de um sabão biodegradável. Dispomos de uma residência terapêutica para aqueles usuários que não possuem família ou tiveram os laços familiares rompidos, onde moram três de nossos clientes.

Nestes dez anos de Reforma Psiquiátrica, os avanços foram notáveis, mas temos muitos desafios para sua consolidação.

Continuamos a enfrentar a "cultura da internação". Esta cultura, o "desejo do manicômio", que, muitas vezes habita em nós mesmos, nos familiares e na sociedade em geral. Acreditamos que cuidar é mais que um ato, como internar, é uma atitude. Portanto abrange mais que um momento de atenção, de zelo e de desvelo. Representa uma atitude de ocupação, preocupação, de responsabilização e de envolvimento afetivo com o outro. Isto é o que praticamos no CAPS no nosso dia-a-dia.

Fazer caber a diferença. Para tanto investimos nas atividades artísticas, culturais, inventamos pequenos filmes onde nossos usuários podem expressar sua criatividade sem amarras.

Não podemos deixar de mencionar o cuidado a clientela que faz uso abusivo de álcool e outras drogas, que tanta mobilização tem produzido em diversos setores da sociedade, nas famílias e neles próprios. Penso que o CAPS AD, em construção na nossa cidade, pode ajudar muitas pessoas. Um CAPS AD que tenha um terceiro turno, noturno, quando a “fissura” muitas vezes chega e estas pessoas mais precisam de ajuda. Um CAPS AD que tenha assistência clínica para corpos tão desfigurados. Um CAPS AD que trabalhe orientado pela Política de Redução de Danos. Que não exclua ninguém e ajude as pessoas mesmo com suas limitações demasiado humanas. Um CAPS AD que faça consultórios de rua, acompanhando estes usuários onde todos já se desencorajaram, vinculando-se a uma clientela que muitas vezes já desistiu de si mesmos. Como diz Rotelli: “temos que ser mais alegres, vivos, encantadores do que o universo das drogas... Só assim cuidaremos... só assim reabilitaremos e geraremos vida energizada e potente, que permitirá a libertação dos mecanismos autodestrutivos do buraco negro...”

Como nos afirma Che Guevara,

‎"... Para que alcances as estrelas, para que teus sonhos se cumpram, só tens que desejá-los de coração, com todas as forças de tua alma e lutar, lutar sem fraquejar. Ainda que não alcances o topo, a paisagem que se avista desde a montanha, também é magnífica."

Meu muito obrigado.

celso.




Nenhum comentário:

Postar um comentário