Quem sou eu

Minha foto
O INSTITUTO GREGORIO BAREMBLITT nasce do encontro de um grupo de amigos com um desejo comum de reinventar novas práticas sociais. Para tanto constituímos uma associação sem fins lucrativos. Seu nome é uma homenagem ao psiquiatra, psicoterapeuta, professor, pesquisador, analista e interventor institucional, esquizoanalista, esquizodramatista e escritor Gregorio Franklin Baremblitt. Nosso desejo é que este dispositivo tenha uma inserção social e que possamos construir com nossa comunidade um Outro Mundo Possível.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

X Congresso Internacional de Saúde Mental e Direitos Humanos


 X Congresso Internacional de Saúde Mental e Direitos Humanos 
17 a 20 de Novembro de 2011
Caros Companheiros e Companheiras:
Convocamos vocês a participar do X Congresso Internacional de Saúde Mental e Direitos Humanos “Práxis da inclusão, subjetividade e cidadanias”, organizado pela Universidad Popular Madres de Plaza de Mayo, a ser realizado entre 17 e 20 de Novembro de 2011, nas sedes da nossa Universidade, localizada na Rua: Hipólito Yrigoyen, 1584 e 1432, Buenos Aires - Argentina.  
No âmbito do Congresso acontecerá o V Fórum de Saúde Pública, Saúde Mental e Direitos Humanos, o VIII Encontro da Luta Antimanicomial, o VI Encontro Internacional de detidos em Movimento, II Fórum Internacional sobre Crianças e Adolescentes e o II Encontro de Arte, Desinstitucionalização e Direitos Humanos.        
Com o poder transformador que as Mães reinventam a cada dia, refletindo tanto nas suas palavras de ordem histórica como em seus múltiplos esforços e iniciativas, fortalecemos o que temos desenvolvido com milhares de Companheiros e Companheiras de toda a América Latina e do resto do mundo. Ao longo destes dez anos de vida insurgente do Congresso. Acreditamos que devemos aprofundar, ampliar e fortalecer nossa prática no campo da saúde e dos direitos humanos. Temos compreendido coletivamenteque é o fundamento histórico social do sujeito a fonte da construção da saúde mental e dos direitos humanos, bem como da transformação do que produz o sofrimento. Isso nos incita a promover o encontro entre aqueles que estão envolvidos nesta transformação, com a convicção de que discerniremos no debate forte e fraterno, comum em nossos Congressos, os territórios para as ações que afirmem a vida, a cidadania e a inclusão.
As mães nos convocam, mais uma vez , para reforçar este espaço consolidado para encontros, debates e críticas de aprendizagem no campo da saúde mental e direitos humanos, com a amorosa determinação de sua marcha em passo firme que este ano comemora 34 anos de vida lutando contra a injustiça.
         Dar a luz a uma luta, dar a luz a mil lutas, parafraseando a voz histórica das Mães, é uma condição necessária para continuar a semear ideais e colher esperanças, que dia a dia são belas realidades em uma inclusão que permite processos de subjetivação desejáveis, plenos e vitais.

         Abrimos mais uma vez nossa convocação, a décima, para participar deste encontro de práticas, teorias, discursos e experiências em busca de uma transformação necessária e imprescindível.
Lic. Gregorio Kazi
Coordenador Acadêmico / Político
X  CONGRESSO INTERNACIONAL DE SAÚDE MENTAL
E DIREITOS HUMANOS
FUNDACIÓN MADRES DE PLAZA DE MAYO
EIXOS  TEMÁTICOS  PARA  A  APRESENTAÇÃO  DE  TRABALHOS
Todos os eixos traçam linhas possíveis de desenvolvimento dos trabalhos para aqueles que desejam socializar suas reflexões como expositores durante o Congresso. Estes são também os temas vetoriais a serem debatidos, produzidos e socializados pelos convidados para o Congresso.
A orientação básica que fazemos para as companheiras e companheiros que vão nos enviar os seus trabalhos, é que busquem abordar a temática desejada articulando tanto o foco central da convocação:Práxis da inclusão, subjetividade e cidadaniascomo a "eixos" que ofereçam "rotas de acesso" para ele. Isso nos possibilitára arranjar coletivamente as questões desejáveis a serem discutidas pelos participantes do Congresso.
 ÁREAS TEÓRICO/PRÁTICA
EIXOS
POR ONDE ENQUADRAR SEU TRABALHO

Psicologia
Psicologia Social
Psicoanálise
Psiquiatria
Dinâmica de Grupos
Direito
Arte-terapia
Psicodrama
Serviço Social
Psicopedagogia
Comunicação  Social
C. Política e Social
C. Educacional
S. Pública e Coletiva
Esquizoanálise
Esquizodrama
Novos Dispositivos Clínicos
Filosofia
Antropologia
Terapia Ocupacional
Musicoterapia
Enfermagem
Psicomotricidade
Educação Popular
Fonoaudiologia
Cinesiologia


 - Saúde, Educação e Trabalho.
- Subjetividades insurgentes, inclusão e autogestão.
- Saúde Pública, Saúde Mental e Direitos Humanos: inclusão, cidadania e transformações.
- Violências, detenção, reabilitação?
- Meios de comunicação e Monopólios: a voz da subjetividade alienada.
- Instituições, grupos e sujeitos: entre o instituído e o instituínte.
- As Clínicas: práticas de normalização, práxis de subjetivação.
- Afirmação de Direitos e Multiplicidade.
- Psicoanálise: elucidação, repetição.
- Intervenções Clínicas: o sujeito e as lógicas coletivas.
- O coletivo, contexto e sujeito em situação.


FORMAS DE PARTICIPAÇÃO
Mesas Redondas (Espaço de exposição e debate sobre um tema a cargo de vários oradores, moderado por um coordenador)
Mesa de apresentação de trabalhos livres (Produções teórico-práticas apresentadas pelos participantes de maneira oral e breve, em mesas de três expositores)
Oficinas (Espaço eminentemente participativo e/ou vivencial em qual se realiza e se produz uma tarefa através de distintas técnicas coletivas)
Posters (Modo de exposicição gráfica e/ou visual que de modo sintético apresenta o esquema de um trabalho, projeto ou conclusão de uma determinada experiência ou investigação)
Mostras/Instalações (Durante os quatro dias do Congresso, nas salas designadas para tal fim, se realizarão mostras e instalações referentes às temáticas que nos convocam a este  Congresso)
CONDIÇÕES  DE  APRESENTAÇÃO  DE  TRABALHOS
 Modalidade de apresentação:
(Ver Regulamento de Apresentação de Trabalhos em www.madres.org para obter informações dos requisitos necessários para as diferentes modalidades de apresentação para autores e expositores). Todos os trabalhos apresentados deverão incluir  o eixo e a área teórico/prática, desde o qual se propõe o trabalho.
Trabalhos Livres:
Resumo: não deve exceder a 250 palavras. Sem requisitos técnicos.
Trabalho completo: Primeira Página: Título; nome do/dos autor/es; Instituição a que pertence; endereço, telefone e e-mail. O trabalho deve ter no máximo até 4 folhas. A bibliografía deve constar na página 6. Objetivos: Temática principal e conclusões.
Mesas redondas: especificar expositores e Coordenador. Resumo da proposta da mesa em até 250 palavras. Os requisitos técnicos serão avaliados segundo a disponibilidade destes por parte da organização.
Oficinas: especificar os objetivos e a metodologia a serem desenvolvidos. Apresentar resumo de no máximo 250 palavras. Para esta modalidade nãocontamos com recursos técnicos (TV, DVD, Projetor, etc.)
Posters: medidas: 80 cm x 1m; deverão apresentar um resumo em até 250 palavras. Sem requisitos técnicos..
IMPORTANTE:
Os RESUMOS serão aceitos somente pelo website: www.ndata.com.ar/congreso
As inscrições ao X Congresso serão feitas pelo website. Os que participaram do IX Congresso deverão somente confirmar sua participação.
A data final para a apresentação de resumos é até Sexta-Feira 16 de setembro.
Trabalhos completos (Somente para a modalidade: Trabalhos livres) deverão ser enviados de 03/10 a 14/10 para o e-mail:congreso@madres.org
Por favor, anexar uma autorização para a publicação futura dos trabalhos.
O Comitê Científico se reserva o direito de aceitação dos trabalhos.
Taxas (em pesos argentinos)
No momento de pagar a inscrição os participantes do Congresso deverão levar documentação que comprove a categoria à qual se inscreveram. Todos os participantes e expositores deven pagar a inscrição. SEM EXCEÇÃO.

Alunos UPMPM                                                      

35 $
Alunos Universidades Públicas                           
45 $
Alunos Instituições  Privadas                            
50 $
Trabalhadores da Saúde/Docentes de Inst. Públicas               
55 $
Trabalhadores da Saúde/Docentes de Inst. Privadas                           
60 $
Profissionais
70 $
Aposentados
20 $
Público em geral                                                   
70 $

 INFORMAÇÕES
UNIVERSIDAD  POPULAR  MADRES  DE  PLAZA  DE  MAYO  (Sede 2)
Hipólito Yrigoyen, 1432,  1º Piso  (1089) Capital, Buenos Aires, Argentina.
                          congreso@madres.org                difusioncongreso@madres.org
TEL.: (54 11) 4382-1055


Nenhum comentário:

Postar um comentário